segunda-feira, 31 de julho de 2006

EVOL - Sonic Youth

EVOLUÇÃO
(Os jazzistas frustrados de NYC)
Os jazzistas frustrados (como muitos dizem por ai) do Sonic Youth hoje estarão na berlinda aqui! E vos trago a resenha do meu disco favorito do Youth: EVOL. O casal 20 da música alternameba, Thurston Moore (guitarra e voz) e Kim Gordon (baixo e voz), mais Lee Ranaldo (guitarra) e Steve Shelley (batera) lançaram esse disco em Março de 1986 e é a transição do Sonic youth "No Wave" (um não-estilo musical) para o Sonic Youth que todos vocês deveriam conhecer (nunca ouviu Drunken Butterfly ou a 100% do disco Dirty? Acho que já ouviu sim!). O disco tem a atmosphera meio soturna (vamos dizer assim) com melodias pop e distorção/microfonia no talo (onde será que eu já fale sobre isso? hehehe). Ah, e o que dizer dessa capa? Parece uma garota que acabou de ser humilhada num daqueles bailes americanos de fomratura, sabe? Angustiante! E ai que tá a graça da minha interpretação pro nome do disco. Evol é Love ao contrario e assim eu imagino: porque a garota da capa está nesse estado? Porque ela se ferrou com o amor e agora ela precisa evoluir. Que nem eu!
Muitos acham que Sonic youth é grunge. Pois bem, eu desconsidero essa afirmação totalmente. Eles não eram de Seatle, e sim de Nova York. Eles tem muito a ver com a cena Grunge, mas não podem ser considerados dela. Pais do grunge? Bom, você que sabe. Mas nesse disco eu não vejo nenhum caminho que me diga que certa música tem a ver com o som grunge. É alternameba mesmo. Mas esqueçamos a babaquice e vamos ao que interessa.
Faixa a faixa (as usual):
1 - Tom Violence: Música melhor pra abrir um album? Várias, claro. Não é nenhuma Speed of Life ou Albatross mas dá pro gasto! Clima sombrio, parece que alguém vai saltar de tras de você e vai te esfaquear. Boa música pra trilha sonora... ótimo trabalho de melodias. E ótima letra: Tom Violence é um sonho saindo de uma garota.
2 - Shadow of Doubt: Ah, minha favorita. Esse riff de guitarra, essa voz sexy sussurrada de Kim Gordon pedindo pra que você a beije numa sombra de dúvida, apesar dela depois querer que tudo fosse um sonho. Os efeitos desse disco são ótimos, só um pouco diferentes do que eles fariam mais pra frente. Mas o Kim Gordon tem uma voz sexy, não tem?
3 - Star Power: Faixa pop, com vocal pop de Kim e riffs pops. Assim eu descreveria se a banda não fosse o Sonic Youth! Todo o trabalho de composição dessa faixa é impressionante. Note os pequenos detalhes na guitarra, os acordes, os sons. Faixa cantarolante ao extremo.
4 - In The Kingdom #19: Hm. Jazz Sonic youthesco. Lee Ranaldo que canta essa faixa. Uma faixa rocker, com um leve tempero de jazz e com molho de Velvet Underground. The Gift fez escola hein? Faixa legal.
5 - Green Light: Ouçam a batida hipnótica dessa faixa e o trabalho vocal de Thurston. É isso que separa os idiotas dos gênios: Quando você canta sobre uma luz verde e a música parece verde. Steve Shelley fez a lição de casa e consegue fazer uma batida tão hipnótica quanto a de Moe Tucker.
6 - Death to Our Friends: Faixa instrumental. Uma faixa comum do Sonic Youth, alternando momentos sutis com explosões furiosas.
7 - Secret Girls: Como eu amo a Kim Gordon! Letras non-sense, abstratas na voz de uma sereia que toca baixo. Essa faixa é interessante pelo fato de começar com alguns ruidos e então entra um piano e Kim cantando. Tem toda a tensão de ser "o garoto que aproveita a invisibilidade". Linda melodia.
8 - Marilyn Monroe: Ah, esses gritos no começo da música e esse efeito de guitarra! Marilyn Monroe poderia gostaria dessa música, acredito eu. É melancólica, com uma atmosfera de colina na beira do mar, sabe? Aqueles precipicios que se vê em filmes (mas ai eu percebi que é mais um clima de quarto fechado). E então parece que a insanidade dela vai crescendo e então vai desaparecendo. É a morte de Ms. Monroe.
9 - Expressway To Yr Skull / Madonna, Sean And Me / The Crucifixion of Sean Penn: Não, o nome inteiro não é as tres frases. As duas ultimas apareceram, mas não tenho certeza. O nome correto é Express to Yr Skull. Mas eles gostavam mesmo da Madonna hein? Sabiam que eles lançaram um disco sob o nome de Ciccone Youth (sendo que Ciccone se não estou errado é o nome ou sobrenome de madonna?). Mas o que eles querem mesmo é matar as garotas da califórnia e ir no expresso para teu crânio. Há até uma parte da música que me lembra um passeio num trem-fantasma de um sonho de Jack Kerouac. Faixa compridinha: 7m19seg, a maior do disco. Era ela que fechava o disco e na versão em vinil tinha aquele famoso efeito em que você grava o disco pra que ele fique repetindo (teóricamente) eternamente caso seu toca disco não volte a agulha automaticamente (O Metal Machine Music e o Sgt. Peppers se utilizam desse artificio). No vinil o tempo dessa faixa vem com o simbolo de infinito.
10 - Bubblegum: Essa faixa só aparece no cd, mas po, é uma das minhas favoritas. Thurston e Kim cantam essa (acredito eu). Músiqinha fácil de ser ouvida, muito legal.
E quando você menos espera, já era! O disco chega ao fim. É uma pena, disco rápidinho. De qualquer forma, uma obra prima do Sonic Youth. Não é nenhum Daydream Nation, mas po, é ótimo. Evolue (ou ame, se você percebeu o nome do disco).
===============================================
PS: Como sempre o blog começa a me enjoar...

Mas não tenho o que dizer. Só que eu terminei meu home-made EP e que logo estarei disponibilizando em CD. Com capa e tudo.

Voce pode ouvir minha "banda" no:
www.myspace.com/axisreverb


Sem review por um tempo, to meio de saco cheio e logo volto às aulas.

2 comentários:

  1. Minhas preferidas são justamente Tom Violence e Shadow of a Doubt. Pérolas sonicyouthianas. =D

    ResponderExcluir
  2. ai, kurthénho

    atualiza isso aqui u.u'

    XD

    =***

    ps: tá, eu aprendi a gosta de shadow of a doubt versão sonic youth '¬¬

    u.u

    ResponderExcluir