sábado, 8 de julho de 2006

Labirinto - Jim Hensson (filme) / David Bowie (LP)

Hoggle, o matador de fadinhas!
(Onde estaria o Minotauro???)

David Bowie na telona? Sim! O grande trunfo do filme Labirinto, a magia do tempo é sem dúvida alguma nosso querido David Bowie.
O filme é de '86 e traz no elenco (além de David) Jennifer Connelly (ela fez recentemente Hulk e Réquiem para um Sonho) e os bonecos de Jim Henson. Sabe quem é Jim Henson? Além do diretor desse filme, ele é o cara que criou os MUPPETS! Sim, Caco o sapo é dele. E outra coisa que me impressionou também é o fato do roteiro ter sido escrito por Terry Jones, um dos integrantes do MONTY PYTHON (sim, aqueles ingleses insanos hahahaha), só que de acordo com o IBDM, o roteiro dele só foi utilizado até a hora da maçã (aliás, entrem no site, na página do Labirinto [clique aqui])! Ah, quase esqueci o mais importante: GEORGE LUCAS (é, o cara do Star Wars) é o produtor executivo (ou seja, o cara que patrocina, da a grana).

O filme é o seguinte: Sarah (Jennifer) é uma garota sonhadora que gosta de fantasiar a vida. A primeira cena é ela declamando uma parte do livro fvorito dela (que não por acaso se chama Labirinto e é sobre duendes). Só que ela tem um "problema": ela tem que cuidar de seu irmãozinho, Toby. Mas um dia ela se enche e pede para que os duendes levem seu irmãozinho. Nessa hora, eis que surge nosso amado David Bowie no papel de Jareth, o rei duende e fala pra Sarah que vai levar o pequeno Toby como um presente. E assim Sarah parte em busca de Toby por entre o Labirinto. E no caminho ela encontra vários obstaculos e 3 amigos: Hoggle, Ludo e Didymus (hahaha esse ultimo é demais! Bem a lá Muppets. Ah, ele tem um cachorro, o Ambrosius =S).
O filme é primariamente para crianças, mas juro pra vocês que é um filme maravilhoso. Sim, tem umas cenas meio toscas, a atuação de Jennifer não é 100%, mas no conjunto da obra ele é um filme divertido. Sessão da tarde total, vale a pena (mais ainda pelo Bowie com aquele cabelo hahaha).

Mas....


...e a trilha sonora, vocês perguntam?

Rá, eu respondo. É ótima! Acho que é um dos melhores discos dos anos 80 do Bowie. O disco é a trilha sonora do filme, então por consequencia, há as músicas que o Bowie canta e as músicas de background (BG). Claro, as músicas de BG parecem mais jogo do Mega Drive, mas são ótimas. Aliás, quase esqueci. O Long Play não é exclusivamente de David. Trevor Jones, compositor de filmes, é quem fez as faixas de BG e a trilha de abertura (junto com David, letras do David, arranjo do Trevor).
Faixa a Faixa: =D
1- Opening Titles Including Underground: É a música de abertura do filme, incluindo algumas linhas da Underground. "Não me diga que a verdade dói, garotinha/Porque dói como o inferno". Belas letras para um filme pra crianças!
2- Into the Labyrinth: Instrumental mega-drive!
3- Magic Dance: Do you remind me of the baby! Rá, duvido que você não se sinta num dia ensolarado cantarolando essa música sobre poder do vudu e magias com rabinhos de cachorrinhos e lesmas e caracóis.
4- Sarah: Outra instrumental mega-drive BG.
5- Chilly Down: Você já viu o filme? Então não vai se esquecer da cena dos duendes loucos que
ficam trocando de cabeça hahahaha Ótima música!
6- Hallucination: É mais uma instrumental Mega-Drive BG, mas no final há um preview da As the World Falls Down. Essa música aparece na hora que a Sarah come a maçã! (Estraguei o filme, será? =S)
7- As the World Falls Down: DUVIDO! Eu repito: DUVIDO que você nunca tenha ouvido essa música. Pode não lembrar, mas já ouviu! Linda música de amor! Tem fã de Bowie que não gosta, mas eu adoro (por motivos que prefiro guardar pra mim)!
8- The Goblin Battle: Essa é minha BG favorita! Essa é mega-drive total!
9- Within You: Ah, essa é outra cena memoravel do filme, Jahret fazendo seus malabares e cantando. E o Toby só fugindo! 10- Thirteen O'Clock: Outra BG mega-drive. Essa aparece um pouco antes do final do filme, na hora que Sarah conversa com Jahret. Se você viu o filme, vai entender o porque do nome da música ser 13.00
11- Home at Last: Êêêê! Home at last! Essa aparece na hora que Sarah retorna pra casa (dããã, num é óbvio?).
12- Underground: Final feliz, todo mundo feliz, Jim Henson e David Bowie felizes. Música maravilhosa, toca no final do filme e no final do disco, claro!

Pronto, agora você tem por obrigação pelo menos ver (ou rever) o filme, clássico da infancia de muita gente e agora é clássico da minha adolescencia! O disco (vinil) você acha em qualquer sebo, só dar uma procurada, e é baratinho. O filme já é mais difícil, pois nas locadoras é duro de achar. O mais fácil é comprar mesmo, ou pegar emprestado de alguém (que é o meu caso!). Mas não deixe de ver (ou ouvir) o Labirinto e sua magia do tempo.

3 comentários:

  1. O penteado do Bowie ficou uma gracinha... =D

    ResponderExcluir
  2. atualização ò.ó





    ps: cabelo legal que ficou, esse do bowie, hum?

    XD

    ResponderExcluir
  3. nossaaaaaa...não acreditei que um dia iria escutar essa música novamente.....obrigada,por trazer de volta momentos maravilhosos da minha vida

    tatti_assis@hotmail.com

    ResponderExcluir