quinta-feira, 6 de julho de 2006

Fabulous Muscles - Xiu Xiu

Jamie Stewart, the Vampire
(bizarrices e experimentações ainda existem!)


Se você é fã do rock'n'roll tradicional ou tem problemas emocionais, não chegue nem perto do disco dessa banda fabulosa da Califórnia chamada Xiu Xiu (pronuncia-se Xu Xu. É, xuxu... sem piadas por favor). "Músculos Fabulosos" é um disco bem bizarro, com letras paranóicas e melodias absurdas, sem contar o vocalista Jamie Stewart que vai da loucura à mais doce e suave voz. Jamie não só é o vocalista como é o idealizador do Xiu Xiu, e após várias mudanças de line up, só Jamie é quem continua firme.

Xiu Xiu é estranho, é insano, é bizarro, mas vale muito a pena pra todos aqueles que querem sair da mediocridade do rock atual. Jamie diz ser influenciado pelas bandas inglesas de pós-punk como Cure e Joy Division (sempre eles), essa ultima sendo homenageada em duas música: na melhor cover da Ceremony que eu já ouvi na minha vida e na Ian Curtis Wishlist (essa segunda é beeeeeem estranha).

Mas vamos ao disco! O disco tem 3 tipos de música: As anti-pop (Suport Our Troops Oh!), as bizarras-indie (Bunny Gamer, Brian the Vampire) e as indies (Fabulous Muscles). O disco é baseado na percursão e instrumentos eletronicos, na faixa-título e em algumas faixas você encontra uma melodia no violão maravilhosa, e então você se depara com a letra bizarra. Como de costume, faixa a faixa:

1- Crank Heart: A faixa de abertura do disco, já mostra bem o que você vai encontrar no disco. Começa calma, ai ela dá uma parada e explode no refrão. Letra inteligente, música inteligente (Contando uma piada à seu filho/Ele não acha engraçado/"Nós iremos pega-lo despreparado/E se ele não usar cueca"...em inglês rima).

2- I Luv the Valley: A primeira música que eu ouvi do Xiu Xiu foi essa. Uma música um tanto quanto no estilo indie, com um riff potente e uma percursão tribal. Ele canta algumas frases em frances misturado com ingles ("Je t'aime the valley" ou "It's l'histroic de la famile"). A minha favorita do disco, seria a sua também.

3- Bunny Gamer (B): O coelho jogador. Uma música nos padrões do Xiu Xiu. Interessante, com letras como "Arrumando meu cabelo/Eu quero te impressionar/Hoje todo dia, ok".

4- Little Panda McElroy (B): Depois do coelho vem o PANDA! Essa tem uma melodia realmente triste, letra idem: "Eu posso parar de mentir/Posso parar de socar minha cara/Eu posso parar de roubar dinheiro/Posso parar de odiar meu coração/Eu posso/Por você".

5- Support Our Troops Oh! (Black Angels Oh!): Ah, essa aqui é estranha. Não há melodia, Jamie só recita a letra, que é direcionada a um assassino de uma garotinha de 4 anos. "...e você sabia/que o pai dela ia dizer pra você/'Por favor senhor, posso levar o corpo dela pra casa?'". E ele continua, falando que o assassino é um "babaca que era muito estupido e muito mesquinho" e "porque eu deveria me importar/Se voce for morto?". Pelo nome da música, eu suponho que seja algo a ver com a guerra do Iraque, ou algo assim.

6- Fabulous Muscles [Mama Black Widow Version]: "Quebrar minha cara/Foi o toque mais gentil que você me deu". É, e a música é realmente triste. Até agora não entendi se a letra é homossexual ou não ("Ajoelhando-se na carne familiar de agora/Do seu pênis deformado [????]). Em todo caso, a música é linda e a melodia é triste. E eu avisei que era bizarro. E isso lembra Lou Reed, não lembra?

7- Brian The Vampire: Pra quebrar todo o clima deprê da Fabulous Muscles, vem o Vampiro Brian. Tem bastante microfonia e sons eletronicos.
8- Nieces Pieces [Boat Knife Version]: Essa sim é uma porrada no queixo. Procure a letra inteira.

9- Clowne Towne: Uma melodia até que dançante, cantarolável, apesar das letras (de novo elas!). "Seu verdedeiro amor ficou tão bebada que ela não é capaz de pagar o aluguel/Ou manter suas palavras pra si mesma" e "O seu verdadeiro eu se tornou fraco, sozinho, e irritante/Um verdadeiro idiota ridiculo." Precisa falar alguma coisa?

10- Mike: E pra fechar com todo esse desespero, vem Mike. A letra é direcionada ao pai (de quem eu não sei). Bizarro, pra fechar bem o disco. A música é esparsa, sem melodia convencional.



Continua vivo? Parabéns. Apesar do desespero e sofrimento, a banda vale a pena. Porque? Porque é praticamente a salvação do rock ou seja lá o que existe hoje. É experimental, é diferente, é interessante, é ótimo! Em termos de "revolução", Xiu Xiu pode ser comparado ao Velvet Underground dos anos '00 (acredito eu). Posso estar exagerando, mas lembrem-se que o Velvet nunca fez sucesso e virou cult depois de muito tempo. E as letras do Velvet não são lá tão normais (vide Heroin e Sister Ray). Sei lá, é minha opinião própria pessoal (ha-ha-ha). Não acreditem em mim.
Bom, como eu sei que você não conhecia o Xiu Xiu, espero que você tenha se sentido motivado a ir atrás dessa banda. =D
Go soulseeking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário