segunda-feira, 3 de julho de 2006

Psychocandy - Jesus and Mary Chain

Psicodoce
(Uma "bad trip" aos moldes do Velvet Underground)
Você gosta de ação? Microfonia? Irmãos escoceses briguentos? Jaquetas de couro e óculos? Bem vindo ao mundo do Jesus And Mary Chain.
A banda consiste basicamente nos irmãos Jim e William Reid, sendo que nesse disco também tem Douglas Hart no baixo e Bobby Gillespie (front man do Primal Scream, se mantinha nas duas bandas até que decidiu seguir com o Primal Scream) na bateria.

O grupo ficou conhecido lá em Glasgow por fazerem set-lists de 10 minutos, tocar de costas para o publico sem falar com eles e por fazer aquela barulheira infernal de distorções. Geralmente os show acabavam com brigas, tumultos sempre por causa dos irmãos quebrarem os instrumentos no palco. Lembrem-se: isso é '84, '85. Após o lançamento dos singles "You Trip Me Up" e "Never Understand", eles lançaram seu primeiro Long Play, o Psychocandy. E é exatamente sobre ele que nós iremos comentar.

Se você quiser encher o saco do vizinho, existem quatro discos essenciais (e eu digo discos bons): White Light/White Heat do Velvet Underground; Funhouse dos Stooges (principalmente a L.A. Blues); Metal Machine Music do Lou Reed (esse pode encher até o seu saco) e o Psychocandy. Claro, o Psychocandy não é tão sujo quanto o White Light/White Heat mas por motivos de influencias: Beach Boys, Phil Spector e o próprio Velvet Underground no mesmo disco, na mesma banda. O disco é basicamente melodias extremamente pops com aquela parede de distorção por trás. Esse disco é extremamente influente pro Shoegazing (e pro disco que eu já comentei a três posts atrás, o Loveless). E o disco é simples, tem meia duzia de acordes, bateria percursiva a la Velvet e vocais melodiosos.

Um "defeito" do disco: É tudo igual! Não que isso prejudique o disco, pelo contrário. Mas é tudo igual. É como o The Fall, só que com menos fillers e mais músicas boas. Tanto que esse disco é um dos meus discos favoritos.

Faixa a Faixa:

1- Just Like Honey: tem uma melodia impressionante, com letras como "Comer todo o lixo foi a coisa mais dificil que eu já fiz por você".

2- The Living End: "Eu vou seguindo com a minha motocicleta. Eu vou seguindo com a minha motocicleta. Eu me sinto tão bem com minhas botas de couro. Eu me sinto tão bem com minhas botas de couro. Estou apaixonado por mim mesmo. Estou apaixonado por mim mesmo. Não há nada a não ser eu. Não há nada a não ser eu." Sem comentários!

3- Taste the Floor: 3 acordes e sujeira. Exemplo da parede sonoroa de ruidos contrastando com a melodia. "E todos os peixes se afogam". Letras mais ou menos, né.

4- The Hardest Walk: 3 acordes e sujeira. Mas é legal, apesar de ser igual a pelo menos umas outras três.

5- Cut Dead: Bom, exemplo do pop que o JAMC fazia. Meio dream pop/Shoegazing essa música.

6- In a Hole: 3 acordes e sujeira. "A grama é sempre mais verde no outro lado".

7- Taste of Cindy: rapidinha e bonitinha. 1'42", 3 acordes e Cindy.

8- Some Candy Talking [só no cd]: Essa tinha sido lançada num EP de mesmo nome e só entrou no lançamento do CD. Ótima música. Ela também está no disco "Barbed Wire Kisses" ('88), só de lados B e raridades

9- Never Understand: Lançado préviamente como single, essa é minha música favorita do disco. Rapidinha, letra direta pra alguém que nunca entende o compositor.

10- Inside Me: 3 acordes e sujeira. Outra que também é legal mas é igual a mais outras três.

11- Sowing Seeds: Essa tem um refrão um pouco diferente, ae! Mas como eu disse antes, o defeito é esse, músicas meio que repetidas.

12- My Little Underground: Essa é boa! Lembra Pós-Punk, Shoegazing e Beatles. Ótima melodia, ótima música. Dúvido que ela não entre na sua cabeça.

13- You Trip Me Up: O outro single que foi lançado antes do disco. Outra melodia que gruda mais que chiclete no cabelo.

14- Something's Wrong: Outra música que é parecida com mais umas três. Mas é boa. Bastante reverb (que eu amo =D) ecoando na voz do Jim!

15- It's So Hard: A que fecha! Bela linha de baixo, belo take de vocal, bela melodia.




Pegue já seu PSICODOCE! Prometo que não dá cárie.
=D

3 comentários:

  1. Minhas favoritas do Psychocandy são Just like honey, Cut dead e Never understand. Mas o disco inteiro é foda. Mesmo assim, ainda prefiro o Darklands... =D

    ResponderExcluir
  2. Ah bom, achei que só eu tinha achado que a maioria das músicas desse cd são meio parecidas.. =P
    cd que eu só ouvi 2x, depois voltei pro hype 2000 hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ô, Mestre da Guilhotina Voadora, mais um disco para incomodar os vizinhos: SPK - Information Overload

    Ouça!!!

    :)

    ResponderExcluir