sábado, 22 de julho de 2006

NEU! 2 - NEU!

NOVO! NEW! NUEVO! NEU!
(O kung fu nunca mais foi o mesmo)
Se você já assistiu Kill Bill, você já ouviu pelo menos uma música dessa banda. O NEU! foi formado por dois ex-integrantes da maior banda de música eletronica que já surgiu na face da terra: Kraftwerk. Eles trabalharam no segundo album dos caras e então sairam da banda para formarem o NEU!. Eles são os alemães Klaus Dinger e Michael Rother. Sim, o duo simplesmente inventou a famosa motorik beat, aka bateria apache, que você ouve por ai e nem sabe... Bowie e PiL são dois exemplos de fãs da banda que se utilizaram da bateria apache (vide o Metal Box inteiro e a faixa Red Sails do disco Lodger do Bowie).
Esse disco que eu vou comentar aqui, o 2, foi lançado em 1973 e tem uma história curiosa: Eles fizeram o primeiro e conseguiram financiamento pro segundo, só que eles gastaram parte do dinheiro destinado ao estudio comprando instrumentos novos, e aí, no meio das gravações, o dinheiro acabou e eles tiveram que inventar um jeito de preencher o disco sem gastar nada... jogaram as duas músicas do single que eles lançaram em outubro do ano anterior e inventaram o remix e o scratch (você já vai entender porque)! O Lado A são as músicas que eles gravaram, o Lado B são as experiencias com rotação, fita, velocidade, etc e as duas do single...
Mas vamos lá, faixa a faixa:
1 - Für immer (Forever): Exemplo perfeito do krautrock do NEU!. Baixo fazendo o riff simples, guitarra pirando e bateria robótica. 11 minutos do mais puro krautrock. Daqui pra frente não te garanto mais nada.
2 - Spitzenqualität [Primeira qualidade]: Passado os 11 minutos da Für Immer, paramos na faixa de primeirissima qualidade que é a Spitzenqualität. Bateria assombrosa (no sentido literal da palavra), só alguns ruidos de guitarra ao fundo e a bateria apache de Dinger vai morrendo dos 2.30 até fim dos 3 minutos e 35 segundos de faixa. E tem mais, vamos lá.
3 - Gedenkminute (Für A + K) [1 minuto de silencio para A + K]: Sinos, sinos, chuva, sinos. Ah, e um ruido de vento... literalmente um minuto de silencio.
4 - Lila Engel (Lilac Angel): Bateria Apache a toda, alguns vocais (nada de letra pra vocês), guitarra e baixo tocando uma só nota. E assim vai pelos 4min e 37s de música, acelerando, ficando minimalista e explodindo em fúria, que provavelmente deixou Dinger sem folego depois da música. Isso é um proto punk de spitzenqualität.
5 - Neuschnee 78: Bem vindo ao lado B do disco. Primeiro "remix" do single Neuschnee/Super. Desse single eles fizeram todas as experiencias contidas no Lado B (exceto Cassetto, que é remix da Für Immer). Por falta de dinheiro pro estúdio (como eu disse anteriormente) eles pegaram um disco do single e começaram a "brincar" he he he. O single deles estava um pouquinho riscado, da pra notar que as vezes a música pula. Interessante. Ah, o número ao lado da música é o RPM em que a música foi tocada. Essa foi a 78 RPM, a Super 16 foi a 16 RPM.
6 - Super 16: A famosa música de Kung Fu que eu já disse antes pra vocês no post dos filmes de kung fu. Tarantino já usou. Esse remix ficou o mais penetrante, o mais animal (no sentido literal), o mais pesado. É música pra colocar em filme quando o psicopata vai andando pra matar alguém (assim como no filme "O Mestre da Guilhotina Voadora", que esse é o tema do vilão do filme). Recomendo pela curtição.
7 - Neuschnee [neve recém caida]: A versão normal do single. Uma faixa bem no estilo NEU! de ser, bateria minimalista, um riff de guitarra penetrante e relaxante. Bem ao modo de Dinger. No disco seguinte, o NEU! 75', haveria uma divisão na banda e o Lado A seria de músicas de Rother e o lado B seria de músicas de Dinger. Essa é um exemplo do Lado A, junto com a Gedenkminute.
8 - Cassetto: Essa faixa é interessante. Rother tinha um toca-fitas que estava quebrado e engolia as fitas. O duo resolveu ver o que aconteceria se tocassem uma de suas músicas nesse radio. O resultado é Cassetto, uma versão zumbi de Für Immer. O legal é ver como eles acabaram criando uma música assombrosa com apenas um radio quebrado e uma idéia.
9 - Super 78: Isso parece música de desenho animado. Mas é legal pra caramba. Os gritos de Rother parecem mesmo de desenho animado. Não dá nem tempo pra você pensar no que tá acontecendo que ela já acaba.
10 - Hallo Excentrico!: Essa é bizarra. Pra fazer esse clima na música foi preciso de um toca discos e um dedo... e voilá! Eles criaram o Scratch! Primitivo, mas é um scratch. Não tenho certeza, mas parece que eles usaram dois discos da música Neuschnee e ficaram rodando.
11 - Super: E essa é literalmente uma super faixa. Proto punk a moda de Dinger. Esse é um exemplo do lado B do próximo disco deles, o NEU! 75', como eu já expliquei antes. A linha de bateria é muito interessante, o baixo é simples e a guitarra fica naquele riff proto-punk. É minha faixa favorita do disco.

Não recomendo esse disco pra ouvintes de primeira viagem de NEU!. O primeiro disco é mais fácil para começar. Mas se você se sentir disposto, o NEU! 2 é um ótimo disco. Influenciou muita gente e eu ainda acredito que a música Incubation do Joy Division é uma tentativa de "copiar" o estilo do NEU!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário