quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Harry - Fairy Tales

Harry, a banda pioneira no industrial e ebm do Brasil (será que isso é realmente verdade? Posso estar errado mas parece que é sim). De Santos/SP, cidade do (time do) Pelé, Hansen(harryebm) o vocalista/guitarrista, Richard Johnsson no baixo, Di Giacomo na bateria (e no segundo disco só a famosa bateria eletrônica) e Roberto Verta na produção e teclados, fizeram um som que, para a época (1986~1988!) era algo bem revolucionário, ainda mais por ser no Brasil hehe!

E de acordo com o site dos caras, "antes do mundo conhecer o electro-rock, uma banda de Santos fez alguns experimentos mesclando rock inglês, technopop e um pouco de industrial. E isso tudo aconteceu nos 80's, quando a banda se tornou referência pra outros fora do mainstream brasileiro". Harry é, sem duvida alguma, uma das melhores bandas da década de 80 do Brasil e uma das mais subestimadas, se não a mais! Eu realmente torço por Hansem e companhia pra que um dia o trabalho deles seja devidamente reconhecido.

Ao disco então?
Fairy Tales é um mesclado de música industrial, música eletrônica com influências de Kraftwerk e New Order, tem guitarra, tem até letra sobre porcos. Mas claro, tudo em inglês. Talvez esse seja o pecado de Harry (não para mim, que fique bem claro): to sing in english. Eu não vejo nada de errado nisso, música boa continua o sendo em qualquer lingua. Um quadro é bom só porque ele é pintado influenciado por uma escola artistica? Acredito sim que bandas que cantam em inglês são tão corajosas quanto as que cantam em português. Fazer música não é algo fácil.
E o Fairy Tales é bem isso: Coragem!

Das 10 faixas (mais as 6 do Taxidermy, box lançada a alguns dois anos atrás), é, pelo menos pra mim, fácil apontar quais são os hits e quais são as que eu as vezes admito ouvir por ouvir. Primeiro digo que você pode baixar o disco sem problema algum, vale a pena ouvi-lo na integra (essa é uma das minhas leis, nunca ouvir músicas soltas de bandas boas). E agora, após essa breve explicação, posso já resumir pra vocês as faixas:

Sky Will Be Gray inaugura o disco com gaitas de fole e então Hansen entra absoluto junto com o piano, é realmente uma música lindissima e o melhor é que foi feito por paulistas (hehehe). Genebra, minha favorita, me lembra New Order vindo do suburbio sujo ao lado de uma máquina numa indústria. Joseph in the Mirror é um industrial que deixa até o Front 242 com inveja. You Have Gone Wrong poderia ser até considerada a música que poderia levar o Harry algum dia ao estrelato e contratos milionários e mulheres a torto e a direito. Mas "grave is the way". Tem alguns samples que não consigo identificar, tem um em portugues e o outro parece alemão (seria Hitler?) e no final o sampler alemão é até incorporado à música, achei tão legal isso! Mas ok! Lycanthropia é, ao que me parece, uma favorita dos fãs (posso estar bem errado). Gosto dela bastante, mas Genebra é melhor! The Beast Inside, a música do porquinho, é outro industrialzão/pós-punk pesado, do qual posso dizer bem engraçado e com uma história interessante. Soldier é até que divertida (se é que poderia usar essa palavra), todos cantando numa marcha, gaitas de fole (que é uma das coisas que eu mais gosto nesse disco, estranhamente), soldados, etc. Silent Telephone é a minha segunda favorita do disco, apesar de algumas más-interpretações fui aprendendo a gostar dela muito mais. E como diria o bordão, "pra fechar com chave de ouro" vem Death, com uma letra que eu gostaria de cantar em funerais de inimigos: "He fucked you / Then your dog took you home". E ai o disco, pelo menos o meu vinil, acaba. Das faixas bonus eu gosto de algumas. Sexorama é incrível, Fairy Tales e Chemical Archives 2 não me agradam muito, mas as versões de Sky Will be Gray (Lost Version), Soldiers (Bagpipe mix) e You Have Gone Wrong (T.Paludo PopCornMix) (essa última, apesar de ser meio boiola / britpop / new order / madchester e feita por um fã da banda em um concurso de remixes, o que explica muita coisa) com certeza é um digno presente pra uma box.

Eu me "encontrei" com essa banda num dia desses bem chatos, na qual você vai a um sebo, acha um disco com uma capa legal e vê que é barato, compra e descobre uma das melhores bandas de São Paulo assim, sem querer. Comprei o Fairy Tales num sebo no centro da cidade e ouvi-o algumas vezes. Então deixei meus discos guardadinhos por um tempo. A alguns dias atrás encontrei, enfim, o Fairy Tales pra download e não duvidei: baixei e ainda recebi as bonus de brinde. Bom, o meu last.fm continua essa história! Acredito que ele será, em breve, o meu disco mais escutado (vai passar o Idiot e o Lodger, é um feito!).

E uma sugestão: se você tiver dinheiro e quiser comprar algo decente pra você, faça o favor de comprar a box do Taxidermy. Vale mais do que a pena pois todas as músicas são obras primas do underground paulista. Eu não tenho 65 reais, senão comprava. Juro!

Quer baixar (é uma contradição pedir pra comprar e dar de graça pra baixar, mas hoje em dia não significa mais nada)?
Fairy Tales + Taxidermy bonus
Ou mais no blog Cogumelomoon (nesse blog tem muita coisa bacana pra baixar, como todos os discos do Fellini, coisas dos anos 80, 70, etc!)

Quer conhecer mais e comprar o Taxidermy?
Site Oficial do Harry

E assim continuo com a missão de postar sobre as 3 bandas que eu andei ouvindo bastante (Fellini, Akira S & As Garotas que Erraram e Harry). Demorei um pouco pois Radiohead lançando album novo é sempre bom de comentar.

O próximo já ta na cara né? Só canto: "Garotas no rock são mulheres no crime, são melhores ao creme"

2 comentários:

  1. Thanks!

    Just the track named "Radio Dull" is missing.. it was the last song on "Fairy Tales",

    ResponderExcluir
  2. VALEU!!!

    1988 viajei de Floripa à Sampa só pra comprar o Disco. Depois de uma festa em casa, nunca achei mais ...

    Faz 19 Anos que nao tinha ouvido ^^

    ResponderExcluir