terça-feira, 9 de setembro de 2008

II (Pause) - Heartcode

Um dos discos mais legais que eu ouvi nos últimos meses.

A Pause é uma netlabel (ou gravadora virtual, sei lá como chamar) de chipmusic com a proposta de abranger aqueles artistas que não se enquadram no estilo pop de compor usando sons de videogames antigos. Esse disco é um resumo dos artistas da gravadora e sem dúvida uma obra prima. Ele é experimental, tem sons épicos e samplers ótimos.

O disco começa com a faixa The Menu For Today do Temp Sound Solutions, que é uma faixa com um lead ótimo e meio quebrado. No meio da música ela muda de tempo e de tom. A faixa é bem calma e relaxante.

Em seguida vem Alex Mauer com Ikea Shopper Credits, que é muito fácil reconhecer como sendo dele por conta do seu som distinto lembrando muito as melhores música da Sega.

Ensis, do Disasterpeace é uma das minhas músicas favorita de chipmusic. Ela tem uma bateria ótima, riffs muito bem construídos e melodias sensacionais. Todas as faixas desse disco são muito bem produzidas e mixadas, acredito que todos tem um conhecimento grande em teoria musical porque você nota a diferença na construção das melodias.

Stalactite, do Animal Style parece ter sido composta no Famitracker e a melodia principal é muito legal, sempre deslizando. Os arpeggios ao fundo ficam ótimos e as vezes um som de bongo aparece no meio da música. O mais legal é o baixo.

Tudo bem, estamos agora entrando na faixa Crystal Waves do Phlogiston e é realmente uma viagem. Sabe no jogo quando o pessoal no barco sai do porto e então aparece um cg bem legal? Essa é a música que deveria tocar. Se consegue até visualizar os pássaros e o céu azul.

Outra música do Alex Mauer, dessa vez chama Monstrox. E eu tenho certeza que foi escrita no Mod2PSG2. O canal de ruído é característico do Master System. Faixa ótima.

Shnabubula vem com Get Pumped, que apesar de começar fraca ela fica cada vez melhor. A bateria fica ótima e lembra muito alguma fase de luta de qualquer jogo, ou melhor, um CG de abertura de... digamos... Wild Arms? Dá pra dançar muito fácil com essa faixa.

Rubles From Heaven do Xoc me lembra muito hip-hop dos anos 80, não sei porque. Ah, é boa também, não sei como explicar essa música. Streets of Rage, talvez?

E então, quase no fim, você acha que não ficaria melhor. E então começa uma voz e depois um riff hipnótico de fazer abrir um bate-cabeça no meio da pista de dança. Four Lights do Norrin Radd, é a minha faixa favorita desse disco. É um chiptune progressivo. É absurdamente complexo, tem muitas mudanças de tom e de tempo, melodias que poderiam ter saído de um disco de prog rock sem dúvida. São 6 minutos de puro bate-cabeça. E a única coisa que eu critico nessa música é que o final poderia ser mais longo, aquela melodia no final me arrepia de tão boa. Aliás, os últimos dois minutos e meio são épicos.

E, pra fechar, Heart Pitches, outra do Temp Sound Solutions. Essa é muito bem construída. No começo você vai achar estranho porque a bateria é somente samplers de jogos de luta e efeitos de pancada. No final tem uma melodia ótima com um som tão legal. Lembra um theremin.

E aí você lê e fala: nossa, legal! Onde eu acho?

VOCÊ BAIXA ESSE DISCO AQUI E DE GRAÇA! Clique em Free Download, embaixo da capa.

Se não pôde ter contato com a chipmusic ainda, não há maneira melhor de descobrir do que essa, acredite. Não deixe de conferir os outros discos do catálogo da Pause porque vale muito a pena (comece com Alex Mauer, claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário