segunda-feira, 7 de abril de 2008

Gary Numan


Sempre acreditei que ele era um doido. Já havia ouvido certas histórias de que ele havia comprado uma arma e se trancado em casa, atirando contra a própria tv (mas acredito que devo ter errado de músico). Incrível como uma visita ao Wikipédia mudou minha maneira de ver esse artista que moldou, sem querer, um estilo que foi perpetuado por Trent Reznor. Gary Numan é o pai do Industrial como o conhecemos hoje.

Conhecido apenas pelo seu grande hit "Cars", Numan tem uma discografia bastante extensa para ser considerado um one hit wonder. Cars é seu grande hit, mas não sua única música de sucesso. Ouvi os três primeiros discos dele e noto muito do que o Nine Inch Nails fez e ainda faz um pouco. É um synthpop mais pesado, mais sombrio. Numan era conhecido, nos dois primeiros discos de sua carreira, como Tubeway Army, a banda formada por ele, seu tio Jess Lidyard e Paul Gardiner. Após o disco homônimo (que contém muitas músicas ótimas, como exemplo "Listen to the Sirens") e o aclamado "Replicas" (que é um disco, digamos, cyberpunk), ele lançou "The Pleasure Principle", que contém seu maior hit. A diferença é percebida: No primeiro disco vemos um pós-punk baseado na guitarra e baixo. Já no Pleasure Principle o sintetizador (no caso moog) é mais predominante.

Gostaria de ouvir os outros discos de Numan. São mais de 20 discos em 30 anos de carreira. Pra começar, recomendo apenas os primeiros. Minhas faixas recomendadas são: We Have a Technical, Are 'Friends' Electric?, Listen to the Sirens, We are so Fragile, M.E. (que foi sampleada pelo Basement Jaxx na faixa Where's your Head at?) e Steel and You. Se não, continue só ouvindo Cars! ;)

Um comentário:

  1. Olá, adorei esse meu Blog, mais ainda estou explorando-o...

    Bom meu MSN é
    kenya.cristinaa@hotmail.com
    (Estou usando de uma amiga, mais meu nome é Felippe)
    Gostaria de um papo entre agente...

    Obrigado!

    ResponderExcluir