segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Scary Monsters (and Super Creeps) - David Bowie

I'M NOT A PIECE OF TEENAGE WILDLIFE! - diria David Bowie para uma certa topeira de nariz quebrado...

Scary Monsters é considerado o último grande disco de David Bowie, o que é uma injustiça com o Let's Dance e Heathen, e foi lançado em 1980 numa época conturbada ainda pra sir David. Depois da perfeita trilogia de Berlin, David ainda estava paranóico, largando as drogas e ficando limpo (como ele mesmo conta na "Ashes to Ashes") e depois de viajar o mundo e ser totalmente experimental, Bowie e sua trupe preferiram voltar ao comercialmente aceito, apesar da trilodia ter sido um sucesso artistico (e um "fracasso" em vendas).

Contando com a ajuda (de novo) de Robert Fripp, esse disco é cheio de nuances, temas como moda e o Major Tom ("de uma música do começo da carreira", que é "Space Odditty"), monstros e até uma cover de Tom Verlaine. Não digo que é o meu favorito, mas posso cantar quase todas as músicas com a mesma força e vigor. Nessa época, também é válido ressaltar, David estava de saco cheio do povo da New Wave que insistia em copia-lo e (de acordo com a Wikipédia) então a promoção do disco vinha com a seguinte frase: "Geralmente copiado, Nunca igualado". O que não passa de uma verdade, né?

Alguns destaques desse disco: "It's no Game (part I)" conta com os vocais de Michi Hirota (seja lá quem ela era) e, além de abrir o disco, tem também a sua contra-parte no final do disco, num tom mais monótono e já foi interpretada como se ele estivese confrontando a mesma situação que ele enfrentou no começo do disco, mas sem a raiva. "As coisas não melhoraram, mas ele está ficando melhor". "Teenage Wildlife" é quase um épico autobiográfico de David, no qual ele comenta sobre a onde New Wave tentando copia-lo sem sucesso e ele só ficando de saco cheio com tudo isso. Então ele realmente solta o verbo e fala que ele não é um "rebelde sem causa" e fala que é "cada um por si".

E um parágrafo só pra música que revolucionou muita coisa. "Ashes to Ashes" é um marco na história da música. "Porque?" você me perguntaria! E eu digo: Apesar da música ser apenas "muito ótima", o clipe revolucionou. Em 1980? As coisas nessa época acredito que era muito toscas e feias pros clipes. Esse clipe foi o clipe mais caro da época (custou £250,000) e totalmente inovador. Um trator, solarização, Boy George (???) e Bowie de Pierrot e preso numa máquina (que podemos dizer ter sido copiada pelos Backstreet Boys anos depois [????]) e numa sala de manicômio, além do barbeiro.
Por votação, esse clipe mais o de "Fashion" foram os melhores clipes de 1980, o que não é pouco.

Um disco com referencias a ele mesmo, povo da New Wave, drogas, monstros e moda. E ah, é um disco de David Bowie, só isso já diz muita coisa hehehe....
AH! as faixas bonus, apesar de estranhas, são ótimas. Eu particularmente gosto da versão nova da Panic In Detroit. E Crystal Japan foi plagiada (apesar de dizerem o contrário) por Trent Reznor, que foi um grande amigo de David.

Bom, chega de escrever, vai ouvir.

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