terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fritz the Cat

Mais que um símbolo da contracultura, esse gato é um filho da puta.

Nunca tinha lido nada de Robert Crumb, sempre achei interessante os desenhos dele com mulheres cheias de curvas, coxas grossas e bunda grande. E por obra do acaso, vi um clipe do Guru com o Common (vou colocar o vídeo no final do post) e achei a coisa mais legal que eu já vi. A música é um rap mais Old School, mas não apurei e não sei quem é o Guru nem o Common (parece que são grandes rappers do underground americano, ainda não sei). E então fui ver o clipe no youtube e descobri que ele foi feito com cenas do filme do Fritz The Cat, do Crumb. E então, como já entrei nesse mundo dos scans de gibis, já achei o do Fritz e li inteiro.

É ácido, meio bobo às vezes e cheio de putaria que todo adolescente introspectivo gostaria de fazer. O Fritz em certos momentos é um imbecil sacana, às vezes é só um cara normal tentando sobreviver numa cidade grande. Como nessa cena, em que por sinal ele foi sacana pra ganhar as garotas de um "corvo":

Clique pra ver em tamanho natural


Aliás, esse mundo de pseudo-arte é bem retratado pelo Crumb. E concordo com ele. Tem uma cena, um pouco anterior a desse quadrinho que coloquei acima, na qual dois amigos dele começam a brigar pra provar quem tem mais sensibilidade. É ridiculo! E não é muito diferente da realidade. Também nos quadrinhos existe a questão das drogas, sexo e coisas mais, sempre bem explícita e até engraçada, como a cena da orgia na banheira, hahaha.

Fritz é um marginal, sem dúvida, apesar de ser um universitário e em uma história até ser agente secreto e depois casado, e na última, um superstar. O final, já que tocamos no assunto, é a única crítica que eu posso ter sobre Crumb em relação ao Fritz. Um personagem famoso não pode ser morto. Por mais que o autor o abandone, ele não morre se o público gostar. Elektra, até onde vai minha intelectualização quadrinistica, é um exemplo disso. Morreu, mas foi ressucitada algum tempo depois, mas num contexto decente. Era a personagem mais famosa e Frank Miller a matou por pura "vaidade" (sempre quis usar essa palavra numa resenha!). Só que Crumb o matou de um jeito tão idiota e por causa do filme ( li que Crumb não gostou do resultado, já que ele ajudou a montar o filme e então saiu espalhando que fizeram sem a aprovação dele) e porque idiotas que ele criticava com o personagem haviam se tornado fãs do gato. É um preço a se pagar, e não se mata um personagem por causa disso.

E termino esse post com o clipe do Guru e Common, da música State of Clarity com o filme do Fritz:

Nenhum comentário:

Postar um comentário