domingo, 30 de março de 2008

Xiu Xiu e InSoc + Algums considerações

Nem vim aqui para comentar esse lançamento do Xiu Xiu. É mais pra demonstrar minha admiração pelas idéias.

No site chamado Women as Lovers existem várias maneiras de uma banda ser artistica. Jamie Stweart, o criador do Xiu Xiu, escreveu para as 200 e tantas pessoas (não consegui achar o número exato, me perdoem pela falta de exatidão) alguns pequenos poemas chamados haikus. Foi a coisa mais legal que eu vi até hoje de algum artista com algum reconhecimento. Outra coisa muito legal é o "Sing on This Song" (traduzido como Cante esta Canção). o Xiu Xiu disponibilizou uma música pra você colocar a letra, sob o Creative Commons. Ou seja, você só precisa dar o crédito ao Xiu Xiu e colocar sob a mesma licença que eles, sem poder vender a música pros outros. Faça a sua versão. Ainda não baixei, mas provavelmente eu o faça... seria divertido.

O Xiu Xiu vai também lançar um split, que é como um single no qual duas bandas dividem o espaço do disco, como se um fosse o lado A e o outro o Lado B. Mas o que chama a atenção serão as capas. David Horvitz tirou 1000 polaroids e elas estarão na frente do disco. Ou seja: você compra o cd e a arte dele é diferente da do seu amigo que comprou a mesma capa. E você também pode ter 3 versões do disco, cada uma com uma foto e pode dar de presente as outras duas (sem as fotos, claro).


Isso tudo nos demonstra o quanto ainda podemos ser criativos. Não estamos mais na pós-modernidade, estamos em outra era. Poderia até ser a Era Informacionista (InSoc). Mas isso não é pra mim, não sou teórico pra dizer onde nós estamos. Mas estamos indo rápido e esse rápido se torna lento ontem.

============================

Outra nota, um pouco mais rápida, é do Information Society (falando na sociedade da informação...). Eles pediram pro 8-Bit Weapon (só achei o link em inglês) pra fazer um remix de uma música deles.

Por isso o InSoc é uma das minhas bandas favoritas. Por isso, também, a banda tenha uma base de fãs bem sólida no Brasil. Eles estão de acordo conosco. Eu acredito que a mistura tenha que ser feita. Hip-Hop, Kraftwerk e New Wave. Dá pra fazer uma feijoada a partir de alguns circuitos ;)


E por hoje já chega né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário