quinta-feira, 29 de junho de 2006

Human After All - Daft Punk

Humanos afinal!
(Os robôs franceses querem tocar na sua casa, sua casa)



Daft Punk está tocando em minha casa, já dizia James Murphy do LCD Soundsystem (o primeiro cara a tocar Daft Punk pros rockeiros).

O Daft Punk é composto pelos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, e eles são considerados uma das duplas de música eletrônica mais bem sucedidos da indústria musical, tanto em vendas e criticas. O duo não é brincadeira: apareceu em '94 com o single "The New Wave" e "Da Funk" (este ultimo aparece também no Long Play de estréia do duo, o Homework). Lançou 3 discos até agora (Homework, Discovery e Human After All), todos eles muito diferentes um do outro. O Homework é mais puxado pro Dance, sem muitas letras; o Discovery é praticamente um resgate do Synthpop, todo melodioso e é o que lançou o Daft Punk à estratosfera (literalmente com o video Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, que depois eu comento); e esse que vai ser comentado aqui hoje que é o Human After All, que contém todos os elementos do Daft Punk mas com muito mais vocoders e efeitos e letras (mas não muitas). E mais pesado e repetitivo também.

As criticas do Human After All foram mistas, e todas notaram o tempo de gravação e de duração do disco (6 semanas e 45 minutos respectivamente), bem menores do que os outros dois discos. E muitos criticaram o fato das músicas serem um tanto quanto repetitivas. Mas como já disse o duo: "Nós acreditamos que Human After All fala por si só". Em '05 o disco chegou ao topo da Top de álbums eletrônicos e no 98º lugar nos 200+, tudo na Billboard. O disco é aquela coisa: guitarra, sintetisadores e bateria eletrônica bate-estaca, mas poucos conseguem fazer do bate-estaca algo realmente bom. E outro fato interessante do disco são os vocoders, que fazem papel de voz, baixo, guitarra e teclado. Se você não prestar muita atenção vai acabar achando que alguns riff são mesmo de guitarra.

Let's go, faixa a faixa como de costume:

1- Human After All: Os robôs são humanos afinal! Os vocoders estão a mil nessa faixa, assim como a guitarra. A base melódica é construida em vocoder e a música fica falando que sim, humanos afinal!

2- Prime Time of your Life: Música estranha, meia quebrada, falando do Horário Nobre da sua Vida. É a faixa menos dançante desse disco. O legal é o final da faixa, que vai aumentando de velocidade conforme o fim da faixa se aproxima. Dá uma sensação de violencia, impossivel de ser dançada. Já viu o clipe? É um dos mais legais e mais bizarros que eu já vi. [Clica no nome da música que voce vai ver o clipe no You Tube. Vou colocar na Robot Rock e na Technologic também]

3- Robot Rock: [Clica no nome e veja o clipe] Rock, Robot Rock! Lembra bastante uma faixa de Disco dos anos 70 versão robótica. Riff poderoso de guitarra, melodia incrivel de vocoders. Impossivel ficar parado ouvindo essa faixa.

4- Steam Machine: A única palavra cantada nos 5'22" de faixa é "Steam", numa voz sussurrada, como a própria palavra (Vapor). E a música é bem como o nome: é uma maquina a vapor dançante.

5- Make Love: Sim, robôs também fazem amor. E a música é literalmente pra isso: fazer amor. Não preciso dizer muita coisa, preciso?

6- The Brainwasher: Depois de fazer amor eles te fazem uma lavagem cerebral! The brainwasher tem um riff que me é extremamente familiar, só não sei onde eu o ouvi. Faixa bem nos moldes Industriais.

7- On/Off: Interlúdio de samplers de 0'19" de duração. Quase uma Don't Sit Down (do disco Space Oddity do David Bowie).

8- Television Rules the Nation: Quando eu ouvi essa faixa me lembrei do clipe da Prime Time of Your Life. Essa faixa seria uma mensagem pra todos que amam ficar vendo televisão. Ela manda na nação...

9- Technologic: [Clique e veja o clipe] Ah, a tecnologia é sensacional! E a letra dessa faixa é parecida com a da Eraser do Nine Inch Nails, só no imperativo. E o mais legal: Só coisas de tecnologia! Compre, Use, Quebre, Conserte, Jogue no Lixo, Mude, Dê um Upgrade e assim vai. O Riff principal da música é o Yeah! Preste atenção. Ah, curiosidade: No clipe, o robô-alien-bebê usado é a parte mecânica do Chucky, o boneco assassino. Sim, ele mesmo.

10- Emotion: E pra fechar bonito, robôs tem emoção! Que bonito! A faixa utiliza o Yeah! da Technologic. Faixa muito bonita. Acho que os robôs são humanos finalmente nessa faixa.


Tá esperando o que pra ir atrás do long play? Vai ter show deles em outubro no Tim Festival. Então, já vá se preparando. Junto com eles vai vir o Yeah Yeah Yeahs (quando eu ouvir o disco de estréia deles escreverei alguma coisa aqui sobre)






P.S: Ah, não esqueci do Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem (foto). O esquema desse filme é o seguinte: é a história de uma banda alien chamada Crescendolls que é raptada para a terra. E o melhor de tudo é que a trilha sonora é do Discovery (2º disco do Daft Punk). Cada faixa é um pedaço do filme, e 4 videoclips foram retirados do Interstella: One More Time, Aerodynamic, Digital Love e Harder, Better, Faster, Stronger. Os quatro clipes estreiaram no Toonami (da Cartoon Network) e na MTV. Do cachorro Charles (do clipe Da Funk e Fresh) aos aliens do Crescendolls e agora até o Chucky faz uma ponta nos clipes desses caras. Mais pra frente eu faço um review do Discovery e do Homework pra vocês.

2 comentários:

  1. Do Daft Punk eu só conheço os singles, como "Robot Rock" (minha favorita), "Technologic", "Around the World", "Digital Love", "Aerodynamic" e "One More Time", mas o som deles é bem interessante, uma das poucas coisas que se salva na música eletrônica contemporânea.
    Vou baixar mais algumas músicas deles para ver se me interesso mais.
    P.S.: Os clipes são ótimos, principalmente os das músicas do Interstella, hehe.

    ResponderExcluir
  2. daft punk \o\


    *.*³³

    * baixando o cd discovery u.u' *


    XD

    =**

    ResponderExcluir