quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Os Mutantes

"Venha vós ao nosso reino aqui no Brasil"

Quando eu era mais jovem eu geralmente depreciava as bandas brasileiras pois todas eram bem ruins. E então, num belo dia achei Mutantes. Quem são eles? Arnaldo Baptista (não o brega, mas sim o louco), Rita Lee e Sergio Dias, paulistas, o trio mais das profundezas de nossa selva musical!

O ano era 1968. O disco é o "Os Mutantes". Esqueça o rótulo da tropicália, esconda-o debaixo do tapete. Eu particularmente não sou fã da tropicália (talvez pela ignorância minha no assunto), mas dos Mutantes sim. Uma banda surgida paralelamente ao Velvet Underground, Stooges, e sei lá mais o que, com um som universalmente novo e interessante. O que me intriga mais é o fato do som que os três faziam era algo mais complexo do que o rock até então (principalmente o brasileiro) e que de referência só o Sgt. Peppers e os Beatles. Se eu fosse montar uma lista de discos básicos que todos deveriam ouvir pelo menos uma vez na vida, incluiria alguns dos Mutantes, se não todos (não posso afirmar pois ainda não consegui ouvi-los todos).

Minhas favoritas até hoje são: Panis et Circences; It's Very Nice Pra Xuxu; Jardim Elétrico; Ainda Vou Transar Com Você; Balada do Louco e Ando Meio Desligado. Por enquanto...

Dessas músicas, uma delas em especial já é da segunda fase dos Mutantes, conhecida pela psicodelia floydiana. Ainda Vou Transar Com Você tem mudanças de tempo e toda a bobagem musical do progressivo, mas eu simplesmente amo!

E eu concordo, esse post tá bem fraquinho, mas eu volto pra dar uma geral melhor nessa banda essêncial e vista totalmente distorcida por pessoas no mundo músical. Eles são a melhor coisa que o Brasil já fez, mas isso não significa muita coisa por aqui, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário